Por
 Em Novidades

Os drones estão ganhando força em diversas áreas e aplicações, com tecnologia para facilitar e agilizar muitos processos, equipamento utilizado como apoio fundamental nos trabalhos de campo, ajudando com o mapeamento e coleta de dados em locais inacessíveis para o homem.
A utilização do drone na mineração permite a coleta de dados, mapeamento e acompanhamento dos dados de interesse. Com esse processo o levantamento aéreo ocorre de forma rápida, detalhada e precisa. É necessário utilizar de diversas técnicas de processamento para obtenção de dados a fim de gerar produtos cartográficos como:

Ortofoto Georreferenciada:
São imagens características da geolocalização e em vista ortográfica. Com a ortofoto é possível fazer um mapeamento das cavas e a identificação visual dos elementos da mina.

Modelo Digital de Superfície e Terreno:
O modelo de superfície é utilizado para caracterizar os elementos e objetos sobre a superfície do solo, já o modelo de terreno caracteriza a topografia do terreno desconsiderando os objetos sobre o solo, como árvores, edificações, entre outros.

Curva de Nível:
A partir do modelo digital de terreno, é possível coletar as informações da curva de nível, uma linha imaginária que diz respeito às curvas altimétricas ligando ponto de uma mesma altitude.

Cálculo de volume e controle de estoque:
Depois de processar os dados coletados com o sobrevoo, é possível calcular o volume de materiais já extraído da mina e também volume do material em estoque.

Perfil do terreno:
Com as imagens coletadas pode-se realizar a medição do terreno e gerar informações sobre o perfil do terreno, comprimento, largura e profundidade com dados atualizados.

Avanço da lavra:
Como o levantamento com drone ocorre de forma rápida e detalhada, é possível acompanhar o avanço da lavra da mina e mapear os serviços que serão realizados em um curto espaço de tempo.

A partir do levantamento aéreo (com drone), é possível fazer um estudo detalhado dos processos e do avanço do trabalho, as imagens podem ser capturadas de vários ângulos contribuindo assim para informações mais completas, melhorando os projetos e tornando o planejamento do serviço mais ágil e altamente estratégico.

A tecnologia encontrada nos trabalhos com drones vem trazer agilidade e apoio aos trabalhos da engenharia civil no local da obra, locais que muitas vezes são de difícil acesso. Assim, é cada vez mais comum a utilização do equipamento em atividades industriais e comerciais de diversos segmentos. E na engenharia, além da mineração, pode ser utilizado também na inspeção de rodovias, pontes, viadutos, canteiros de obras, levantamento topográficos, entre diversas outras atividades, contribuindo cada vez mais nos serviços prestados e ajudando na economia do país.

Para saber mais, acesse nosso site e entre em contato com a Azimute:
www.azimute.com.br – (47) 3473-6777

 

#grupoazimute #azimuteengenharia #azimutetech #azimuteimoveis #engenharia #engenhariacivil #tech #tecnologia #imoveis #AntonioCarlosRamuski #JoseAntonioValdez #AnaCarolinaBruske #AllanGiovanideSouza #DarlandeSouzaGrun #CamilaBruskedeLima #Ramuski #Valdez #Bruske 

Deixe um comentário